Leilão de Cavalos

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona um leilão de cavalos. Mas, no geral, segue a linha do imaginário das pessoas. Um dá um lance, outro cobre, e por aí vai…, até o maior lance declarar o vencedor.

Na verdade é empolgante até mesmo para os mais veteranos do ramo, que buscam (e muitos já sabem bem!) os principais leilões – e não só do país – para arrematar os melhores cavalos.

A venda de cavalos, em especial a de cavalo crioulo, tem se fortalecido no mercado, com aumento gradativo ano a ano, muito em função de ser uma das raças de melhor custo x benefício quando o assunto é lida no campo e competições, principalmente provas de rédeas e enduro.

E, analisando este cenário, não é difícil imaginar porque um leilão de cavalos é tão buscado e concorrido. Mesmo porque, além de poder escolher o animal que lhe interessa, você pode arrematá-lo, e, com um pouco de sorte, por um preço abaixo do mercado.

Mesmo sendo considerada uma feira, aliás, a maior feira da agropecuária da América Latina – e uma das maiores do mundo – não se pode descartar a Expointer dessa equação.

Na Expointer, além de exposição de mais de 150 raças de animais, que vão desde bovinos, bubalinos e equinos, até caprinos, ovinos, chinchilas, coelhos, aves e pássaros; também acontece a classificatória aberta do Freio de Ouro (uma prova funcional entre raças equinas); julgamentos e leilões de cavalos, bem como de outros animais.

Enfim, pode-se afirmar que o leilão de cavalos nada mais é do que uma oportunidade excelente, tanto para comprador quanto para vendedor, que estão em busca de melhores acordos e negócios.

Um pouquinho da história dos leilões de cavalos…

Os indícios dos primeiros leilões de animais no Brasil surgiram no início da década de 50. Na época, os comerciantes se aproveitavam de feiras rurais para negociar animais sem raça, gado de corte ou animais que poderiam servir para outro tipo de serviço.

Quando esta ‘modalidade’ chegou a São Paulo, no ano de 1970, foi possível profissionalizá-la. A partir deste ponto, o leilão de cavalos passou a ser a principal – e mais forte – alternativa para compra e venda de cavalos de elite.

Nesta época a comercialização era mais forte nos cavalos das raças quarto de milha e manga larga.

Os leilões, então, eram utilizados também com o propósito de expor os melhores cavalos com o intuito de realizar o melhor negócio.

Já na década de 90, com a chegada da internet, alguns leilões de cavalos passaram a ser realizados virtualmente, rivalizando, de certa forma, com os eventos presenciais.

Hoje em dia, os eventos on-line superam os presencias, muito em razão do custo mais baixo para realização, no entanto, nada se comparara a um leilão de cavalos presencial.

Como funciona um leilão de cavalos

A ideia principal de um leilão de cavalos, falando especialmente de quem chega para comprar, é arrematar o melhor animal, ou seja, aquele com maior potência no mercado nacional, e tudo isso, claro, com segurança.

Entretanto, para adquirir um bom cavalo em um leilão, não basta apenas ter dinheiro para tal. É necessário ter conhecimento prévio e um pouco de experiência para não ‘meter os pés pelas mãos’.

Os leilões de cavalos se apresentam como uma grande oportunidade de realizar excelentes negócios, tanto em termos de valores quanto em termos de condição de pagamento, além, é claro, de estar adquirindo um animal que atenda suas necessidades e expectativas.

Mas, vamos voltar ao início…

Um criador que deseja vender um cavalo em leilão precisa, primeiramente, encontrar uma empresa especializada para organizar, produzir, divulgar e executar o evento, já com todos os lotes, todas as regras, preços mínimos, custos e comissões pré-determinados.

Caso o evento seja presencial, os animais precisam ser deslocados para o local para que os interessados possam analisá-los. Mesmo assim, o evento costuma ser televisionado por uma rede específica e transmitido pela internet em canal do evento ou do leiloeiro.

Caso o evento seja virtual, a apresentação dos animais é feita através de texto, fotos e vídeos.

Uma das principais diferenças entre o leilão de cavalos presencial e virtual é o tempo. Na forma presencial ele costuma durar algumas horas, já no virtual, ele leva dias para ser finalizado.

Outro ponto importante para se destacar é em relação à inadimplência, muito menor em leilões realizados virtualmente.

Isso acontece porque para participar de um leilão de cavalos on-line é necessário, antes de mais nada, realizar um cadastro.

E, através deste cadastro os leiloeiros fazem uma análise de crédito dos possíveis compradores, que, não poderão retirar lances dados durante o leilão, o que diminui também, a presença de aventureiros.

Principais leilões no Brasil

A Expointer, realizada na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, pode ser considerada, mesmo sendo uma feira, como um dos principais leilões do país, principalmente quando se pensa em venda de cavalos, em especial, venda de cavalos crioulos.

Na internet é possível encontrar onde estão sendo realizados os principais leilões no Brasil.

Você pode acompanhar os principais leilões acontecendo na nossa página de leilões de cavalos e tirar todas as dúvidas conosco via whatsapp.

Ao que se atentar?

Quando for efetuar uma compra você vai precisar se atentar, principalmente, às especificidades do animal em si, como:

  • Porte;
  • Musculatura;
  • Ossatura;
  • Características físicas;
  • Idade.

Se você for novo no ramo, recomenda-se contar com um bom profissional ao seu lado, podendo ser, por exemplo, um veterinário, que poderá atestar a saúde e integridade física do animal.

Outro ponto a se atentar é se o preço do cavalo crioulo está condizente com o que estão pedindo, ou seja, se o preço pé justo.

Nesse caso, você precisa ir um pouco além dos exames clínicos e visuais. Você deve investigar sua linhagem (pais e gerações anteriores), metodologia de treinamento, pelagem e sua morfologia completa.

Vale até mesmo uma conversa com criadores mais experientes que conhecem a raça, principalmente se o animal ainda for um potro.

Outro ponto que você precisa se atentar ao entrar em um leilão de cavalos é em relação às condições de pagamento, pois eles podem variar de acordo com o remate.

A compra de maneira parcelada e o número de prestações são anunciados durante o pregão e, geralmente, seu acerto pode ser feito com cartão de crédito, boleto, cheque, e até mesmo via financiamento bancário.

Outra coisa: você não recebe a posse do animal assim que faz o pagamento. Isso costuma levar em média 45 dias para acontecer, podendo ser menos dependendo do evento.

Depois de realizado o pagamento, vocês devem assinar um contrato (comprador e vendedor) que depois será encaminhado à empresa leiloeira que terá um tempo para fazer a entrega do animal.

E tem mais uma dica, principalmente se você é novo no ramo: em geral, em alguns leilões de cavalos, os vendedores reservam um valor mínimo para a venda de seu animal, e, caso o valor mínimo não seja alcançado através dos lances, ele se torna ‘defendido’, e a venda não se concretiza.

O leiloeiro não faz divulgação de animal que está ‘defendido’, no entanto, ele pode constar na lista depois do evento. Compradores interessados podem entrar em contato direto com os vendedores para negociar o cavalo ‘fora da pista’, podendo ter a chance de conseguir um negócio ainda melhor.

Leilão de cavalo crioulo

Por ter reconhecimento mundial, a Expointer se mostra como um dos maiores eventos do gênero. É na Expointer que acontece um dos maiores leilões de cavalo crioulo do Brasil, muito porque na feira existe a prova do Freio de Ouro, específica para cavalos desta raça.

Além da Expointer, existem outros leilões de cavalos crioulos que merecem destaque, principalmente aqueles realizados on-line.

Podemos destacar:

Cabanha Quibaana

Temos parceria com diversos organizadores de eventos e leilões de cavalos e você pode conferí-los de forma simplificada diretamente na nossa página de leilões.

Criolista Remates

Um site onde você encontra informações de leilões incríveis, com excelentes cavalos, pontuando seus antecedentes, descendentes, gerações (até a 5ª), padreação e méritos.

É um site bem completo, que mostra animais classificados com seus respectivos valores, além de coberturas e um blog informativo com assuntos relacionados à cavalos da raça crioulo.

Crioulo Remates

Outro site especialista em leilão de cavalo crioulo que informa os principais leilões sob sua organização.

É claro que existem outros sites especializados em venda de cavalos, seja através de leilão ou não. Dentre eles:

  • XR Leilões;
  • Cavalus – Leilões;
  • Parceria Leilões;
  • Lance Rural;
  • ABCPCC;
  • Macedo Leilões Rurais;
  • Clube do Hipismo;
  • Dentre outros.

Importante salientar que antes se cadastrar você deve ler atentamente as informações gerais, os regulamentos para cada certame, os lotes disponíveis, as condições de pagamento e outras informações que sejam relevantes.

Em cada lote você também encontra fotos, vídeos, local e o lance alvo, que é o valor de lance máximo pré-estabelecido antes de iniciar o leilão, que, ao ofertar-lhe, você adquire o animal de forma automática, antes mesmo de terminar o leilão.

Analise bem e faça o melhor negócio!

Deixar uma resposta