O adestramento do dogo argentino é indicado para todos os cães da raça, especialmente quando ele ainda for um filhote.
O dogo argentino é um cão muito hábil, inteligente e forte, que precisa ser educado e adestrado para se adequar aos costumes da família que o recebeu.
Assim como em outras raças, é indicado adestrar o dogo argentino quando ele ainda for um pequeno filhote de cachorro, de preferência por um profissional especializado.
O adestramento do dogo argentino é fundamental para destacar as características que o dono mais admira em seu filhote de cachorro e quer que se sobressaiam em sua personalidade.
Por se tratar de um cão de caça, muitas pessoas acreditam que os cães desta raça são agressivos e violentos, mas é um grande equívoco. O dogo argentino é um cachorro muito amável e carinhoso com seu dono.
Como todo filhote de cachorro, o dogo argentino, quando tratado com amor e carinho, desenvolve um verdadeiro senso de lealdade por seu dono e além de dedicar todo seu amor, esse cachorro se revela um verdadeiro guardião de sua casa, quando seus sentidos aguçados avisam que é preciso sair em defesa de sua família.
O filhote de dogo argentino
O filhote de dogo argentino é completamente branco com o nariz preto. A trufa do nariz atinge seu padrão de cor final quando o filhote de dogo argentino completa três meses de idade.
Existe a possibilidade de encontrar um filhote de dogo argentino com algumas manchas escuras na pele. Inclusive a mancha escura no pelo na região de um dos olhos, que nos remete ao tapa-olho de pirata.
Fique atento: se um filhote de cachorro dogo apresentar manchas pelo corpo, provavelmente, ele não é um dogo argentino puro.
O filhote de dogo argentino tem como característica um crescimento acelerado até os seis meses de vida. No entanto, ele só se tornará adulto a partir do seu primeiro ano de vida.
Embora o filhote de dogo argentino adore brincar e se exercitar, ele precisa dormir bem para recuperar a energia gasta e se desenvolver corretamente.
Por falar na necessidade de se exercitar, o filhote de dogo argentino precisa de espaço para trabalhar o desenvolvimento da sua musculatura e traços da personalidade característicos da raça e não pode ser confinado em um espaço apertado.
O filhote de dogo argentino deve ser submetido a um processo de adestramento logo nos seus primeiros meses de vida. É preciso educar seu filhote de cachorro, ensinando o que pode e não pode, e, principalmente, evitar premiar condutas inapropriadas.
Personalidade do dogo
O dogo argentino, possui traços marcantes de sua personalidade que se revelam como características fantásticas para um filhote de cachorro.
No entanto, muitas pessoas insistem em julgar a personalidade do dogo por sua aparência.
O cachorro da raça dogo argentino é imponente, pois possui uma estrutura forte, com musculatura definida e acaba aparentando ser feroz.
Esta ferocidade é inerente a raça, mas ela não é predominante.
A seguir, vamos mostrar cinco qualidades do dogo argentino que muitas pessoas não conhecem sobre esta raça de cachorro que é cem por cento argentina:
- Equilibrado – o dogo argentino é um cachorro que possui muito equilíbrio em seu comportamento. Esta qualidade se destaca durante o processo de adestramento do dogo argentino, quando o cachorro demonstra toda a sua disciplina, ao obedecer limites e restrições impostos durante o treinamento, onde ele é impedido de beber água ou se alimentar por um longo tempo, sem alterar seu comportamento.
- Carinhoso – o cachorro da raça dogo argentino é extremamente carinhoso com seu dono e os integrantes da sua família. A sua devoção incondicional está direcionada ao seu dono, mas o dogo argentino consegue estender seu carinho e respeito a todos aqueles que o tratam com amor e ganham a sua confiança.
- Nobre e fiel – o dogo argentino possui um coração enorme. O cachorro desta raça é capaz de dar a sua vida para proteger seu dono. E é por isso que muitas vezes, o adestramento do dogo argentino é focado em sua propensão a guardião. Aliás, adestrar dogo argentino é uma forma de extrair o melhor da sua natureza de caçador desse cachorro, que possui uma força física e agilidade absurdas, sem ofuscar a inteligência e fidelidade incondicional que ele devota ao seu dono.
- Caçador natural – É notório que o dogo argentino é atlético e forte, mas muita gente não sabe que ele tem a perspicácia e agilidade de um caçador. Este cachorro tem um faro extremamente aguçado e é um competente rastreador.
- Elegante – O dogo argentino é um dos cachorros que mais gostam de tomar banhos. Uma das formas de agradar este cachorro é levando-o a um pet shop para ganhar um verdadeiro tratamento de spa.
- Socializar com outros filhotes de cachorros
- – Sempre que possível, faça com que seu dogo argentino se acostume a ficar perto de outros cachorros. Assim, seu filhote de cachorro aprenderá a dividir o espaço com outros cães e evitará que ele se transforme em um cachorro que se estranha com outros cães quando for adulto.
- Socializar com as visitas
- – Como o dogo argentino é um cachorro que possui um instinto de proteção inerente a sua natureza, é muito importante adestrar dogo argentino de modo que ele se acostume com suas visitas.
- Impor limites
- – É preciso saber impor os limites desde cedo. Para que o filhote de cachorro possa entender que o seu dono é o líder da casa e está no comando.
- Reprimir comportamento agressivo
- – Quando o filhote de cachorro se comportar de forma agressiva, como outros animais ou com pessoas, ele deve ser reprimido imediatamente. Deste modo, o dogo argentino será um adulto com temperamento equilibrado.
Como do dogo argentino é uma raça de cachorro que possui ótima memória e uma inteligência muito apurada, ele é um animal relativamente fácil de adestrar, desde que o adestrador seja firme e constante em seus objetivos.
Seguindo algumas dicas para o adestramento você certamente terá um ótimo companheiro na pele de um dos melhores cachorros guardiões do mundo.
Cuidados com o animal
O dogo argentino é um animal muito amável com sua família. Quando adestrado, este cachorro se revela um excelente companheiro de brincadeira para as crianças, ao mesmo tempo que pode ser um cão guardião.
Um cachorro tão versátil requer uma atenção especial. E é por isso que indicaremos, a seguir, alguns cuidados com o animal em sua fase de filhote e adulta.
Dogo Argentino Filhote
Claro que como qualquer filhote de cachorro, o dogo argentino requer cuidados específicos para garantir sua adaptação à rotina da família. Por isso a socialização faz parte da inserção do filhote de dogo argentino aos costumes da casa.
Um dos cuidados com o animal mais importantes é esperar que seu primeiro ciclo de vacinas e medicações, como vermífugos, seja concluído, o que ocorre entre cinco e seis meses de vida, antes de começar o processo de socialização de seu filhote de cachorro.
A socialização do filhote de dogo argentino é fundamental para o desenvolvimento de características comportamentais que ditarão como será a personalidade do dogo argentino. Ou seja, um filhote de cachorro educado e socializado desde muito novo, acabará sendo mais brincalhão, amável, mais protetor e mais fiel ao seu dono.
O filhote de cachorro que é submetido ao processo de socialização ainda cedo, é mais propenso a se transformar num fiel escudeiro e excelente companheiro.
Outra dica a respeito dos cuidados com o animal é sobre o corte das orelhas. Vale lembrar que mesmo que o padrão da raça do dogo argentino cite esta prática, aqui no Brasil esta ação é determinantemente proibida. Portanto, qualquer profissional, seja veterinário ou adestrador, ou mesmo o dono, que cortar as orelhas do seu filhote de cachorro estará cometendo um ato ilegal.
Dogo Argentino Adulto
Alguns dos cuidados com o animal aplicados quando ele era apenas um filhote, como manter uma rotina diária de exercícios físicos, para que o dogo argentino possa exercitar sua musculatura, devem ser mantidos.
Levar o cachorro para passear em espaços abertos, onde ele possa gastar sua energia é um dos cuidados com o animal que todo dono de dogo argentino deve ter.
Além de trabalhar o corpo, a mente do dogo argentino também precisa ser exercitada. Para isto, recomenda-se entreter o cachorro com jogos de inteligência.
Posso encontrar dogo argentino já adestrado?
Como mostramos aqui, um dos principais cuidados com o animal da raça dogo argentino é o adestramento. Porém, muitas pessoas não têm disponibilidade de tempo para adestrar dogo argentino.
É por isso que a maior parte dos donos que adquire seu filhote de cachorro, recorrem a canis ou criadores que têm o adestramento dogo argentino como parte de suas opções de pacotes.
Então, posso encontrar dogo argentino já adestrado?
Sim, é possível. Os melhores criadores oferecem uma gama de opções que variam desde:
- Filhotes adestrados de um modo mais generalizado;
- Adestradores que personalizarão o treinamento do dogo argentino de acordo com as necessidades do dono;
- Adestramento dogo argentino por seu dono, assistido por um adestrador profissional;
Você tanto pode encontrar seu filhote de cachorro já adestrado como também pode adestrar dogo argentino sob a supervisão de um profissional.
Dicas para o adestramento
Já vimos aqui que para poder desfrutar da companhia de um dogo argentino adulto que seja amável com sua família e que tenha um temperamento sociável, é preciso submeter o filhote de cachorro ao processo de socialização bem cedo.
Esta é a melhor forma de manter seu dogo argentino sempre estável, permitindo que ele reaja do modo esperado, diante de possíveis situações de estresse.
É possível educar seu filhote de cachorro seguindo algumas dicas para o adestramento.
A seguir, elencamos algumas dicas de socialização que contribuem para o processo de adestramento dogo argentino: