Quem nunca pensou em ter um cachorro branco em casa, hein?
Uma das cores mais procuradas por quem busca um novo cachorro é, sem dúvida alguma, a branca.
Se você parar pra pensar, os cachorros brancos são realmente fofos e encantadores. Além disso, os cachorros brancos possuem uma aparência mais elegante.
No entanto, eles precisam de cuidados especiais, seja ele um cachorro branco filhote, um cachorro branco pequeno, ou ainda, um cachorro branco grande.
Isso porque os cachorros brancos possuem uma tendência de serem mais vulneráveis aos efeitos do sol em relação aos cães de outras cores.
Os cachorros brancos, mesmo os cachorros brancos e peludos, quando expostos ao sol, ficam mais suscetíveis às doenças de pele.
E tem mais, além do cuidado especial em relação à exposição ao sol, os cachorros brancos também precisam de cuidado especial em relação à higiene, em especial porque sua pelagem pode ficar manchada conforme o cachorro vai envelhecendo.
A maior probabilidade de manchas em um cachorro branco é ao redor dos olhos, no rabo e nas patas, mas isso não tira a beleza dos animais.
Isso significa que o cachorro branco vai precisar ser limpo com mais frequência, e mais, com shampoos próprios para o seu tipo de pelo e cor, justamente para manter a sua cor pura por mais tempo.
Aparar os pelos e uma escovação correta são outros cuidados especiais para com os cachorros brancos, e isso desde os primeiros meses de vida.
Abaixo, vamos passar uma breve relação de raças de cachorro branco para você conhecer melhor e poder escolher seu novo amigo com consciência, lembrando que você precisa dedicar tempo ao seu animal de estimação para que ele possa viver feliz.
Dogo Argentino
O Dogo Argentino é uma raça de cachorro branco das mais queridas nos dias de hoje. Trata-se de um cachorro branco grande cheio de carisma e muito amigo, que, apesar de sua cara de malvado e da sua fisionomia mais séria, gosta muito de estar perto de crianças.
Mas, essa ‘cara amarrada’ esconde um cachorro branco grande de personalidade alegre, carismática e extremamente leal ao seu dono.
Bastante familiar e dócil, o Dogo Argentino vive melhor em espaços maiores, principalmente por se tratar de um cachorro de grande porte, e, muitas vezes, até estabanado.
Independente do ambiente, uma rotina de exercícios e passeios é essencial para manter o Dogo Argentino saudável.
Então, se você pensa em adquirir um cachorro branco grande como o Dogo Argentino, melhor ter em mente também que se exercitar com frequência é necessário.
Esse cachorro branco grande chega a pesar 45 kg em média, podendo a atingir 68 cm de altura em média.
O Dogo Argentino ainda é mundialmente reconhecido pela sua força, agilidade e pelos trabalhos de cão de guarda, como cães de busca e como cão-guia.
Outro ponto excepcional sobre a característica do Dogo Argentino é em relação a sua resistência, muito acima da média se comparado a outros cachorros.
De inteligência também acima da média, o dogo argentino, que vive em média 12 anos, pode ser facilmente adestrado, fato importantíssimo para que o tutor tenha pleno poder sobre este animal, que tende a ser territorialista e espaçoso.
A falta de adestramento do Dogo Argentino desde filhote, pode comprometer sua socialização com outros animais, e até mesmo com outras pessoas.
Husky Siberiano Branco
O Husky Siberiano branco é considerado um dos mais belos cachorros do mundo. Geralmente associado à neve, o husky siberiano se assemelha muito aos lobos, embora não apresente comportamento agressivo e/ou selvagem.
O Husky Siberiano Branco, além de lindo e fofo, é um cachorro amável, inteligente e que se mostra um excelente companheiro.
Seu treinamento é facilitado se feito desde filhote. Entretanto, há de se levar em conta que, por ter muito pelo, não é muito recomendado criá-lo em locais com temperaturas muito elevadas.
Pequinês Branco
Outra raça de cachorro branco é o pequinês. Um cachorro branco pequeno, mas que pode ser considerado uma companhia gigante, tamanho o apego com seu dono e familiares.
Ideal para viver em espaços pequenos, como por exemplo, em apartamentos, o pequinês branco é calmo e gosta de rotina um tanto quanto pacata. Por não ser um cachorro muito enérgico, requer rotinas de passeio e exercícios físicos frequentes.
Considerado uma das menores raças de cachorro branco do mundo, o pequinês branco possui um bom volume de pelo, o que faz dele um cãozinho bem fofinho.
Maltês
Entre uma das raças de cachorro branco mais populares do mundo está o pequeno maltês. Pode ser pequeno no tamanho, mas é gigante como companheiro. No entanto, caso não seja acostumado a ficar períodos sozinho, pode desenvolver ansiedade e ficar meio irritadiço, podendo latir incessantemente.
O maltês também chama a atenção por onde passa, tamanha é sua meiguice e esperteza. Muito brincalhão, esse pequeno cachorro branco que pode chegar a 15 anos, pesa em torno de 4 quilos e tem altura média de 25 centímetros.
Por ser um cachorro branco de pequeno porte, é tido como um dos melhores animais para criar em ambientes menores, como apartamentos ou ambientes restritos.
Apesar da maioria dos cachorros malteses serem brancos, alguns cães desta raça podem apresentar coloração marfim, com nuances mais escuras em algumas partes do corpo.
Pastor Branco Suíço
Uma variante do mais conhecido pastor alemão, o Pastor Branco Suíço, é outra raça de cachorro branco muito bonita e que chama muita a atenção por sua amabilidade, lealdade, energia e inteligência.
O pastor branco suíço possui uma estrutura um tanto quanto diferente do seu ‘parente’ alemão. Apesar de ainda ser um cão de guarda eficiente, ele se mostra como um cachorro extremamente brincalhão e cheio de energia para gastar, sempre disposto para uma nova brincadeira, passeio ou corrida.
Com expectativa média de vida na casa dos 11 anos, de fácil adestramento e pelagem longa, o pastor branco suíço possui em média 59 centímetros de altura e peso médio estimado em 32 kg. Apresenta um corpo bem musculoso e uma altives bem característica.
Diferentemente de outras raças, o pastor branco suíço não apresenta variações de cores, mas, assim como outros cães, se mostra muito fiel à família que o cria.
Spitz Japonês
O Spitz Japonês é outra raça de cachorro branco pequeno que pode viver em apartamentos sem problema, pois consegue se adaptar facilmente a lugares menores.
Embora o spitz japonês seja um cachorro de pequeno porte branco, uma rotina de exercícios e passeios é necessária, pois se trata de um animal que possui bastante energia que precisa ser gasta para se manter saudável.
Fazer brincadeiras ao ar livre e deixar brinquedos interativos para que o spitz japonês possa brincar, mesmo que sozinho, também é uma boa alternativa para gastar energia deste pequeno.
Esse belo cachorro branco pequeno é muito alegre e brincalhão, com olhos grandes e uma pelagem longa, espessa e densa. Sua expectativa de vida gira em torno de 13 anos.
O Spitz Japonês tem como característica física: peso médio em torno de 9 kg; e altura média em torno de 35 cm.
Por conta da sua inteligência, esse cachorro branco pequeno é facilmente adestrado, porém, se não receber o adestramento adequado, pode apresentar comportamento ofensivo com outros cães, e se mostrar bem desconfiado e arredio com outras pessoas estranhas. Por esse motivo, um cuidado especial quanto ao processo de socialização do Spitz Japonês é vital.
Ademais, pode-se considerar o spitz japonês como sendo um cachorro guardião vigilante, que consegue absorver rapidamente os ensinamentos.
Outras Raças de Cachorros Brancos
Ilha Apso Branco
Este é outro cachorro branco pequeno que possui pelagem branca e sedosa, mostrando-se um verdadeiro guarda-costas em relação ao seu dono. Pesa entre 5 e 7 kg e é tratado pelos monges tibetanos como uma figura mística.
Lulu da Pomerânia Branco
Com ganho de popularidade cada vez maior no Brasil, o Lulu da Pomerânia se destaca pela pelagem abundante parecendo uma bolinha de pelo. De fácil adaptação e considerado um excelente companheiro, o Lulu da Pomerânia Branco é inteligente e de fácil adestramento.
Cachorro Boxer Branco
O cachorro boxer branco tem um porte intimidador, ‘botando’ respeito nas pessoas e temor em outros animais. Apesar de ter um semblante mais sisudo, é um cachorro brincalhão e extremamente leal, que adora gastar energia.
Akita Branco
Com personalidade forte e destemida, a raça de cachorro branco grande Akita é um verdadeiro cão de guarda, sendo utilizado para tal pela família real japonesa durante o período feudal.
Fiel e leal aos seus donos, o Akita Branco apresenta excelente condição física, estando sempre pronto para defender seu tutor e familiares.
Samoieda
Outro cachorro branco grande e peludo é o Samoieda, que caiu nas graças do mundo todo. No Brasil há cerca de 46 anos, o Samoieda, originário do norte da Rússia, também é reconhecido por seu belo sorriso, ou ainda, como o ‘cachorro sorridente do norte’.
O Samoieda possui traços que lembra os lobos, porém, apresenta comportamento dócil, gentil e amigável. Este animal que costuma ser um pouco mais barulhento do que os outros cachorros, tem expectativa de vida de 13 anos, pesa, em média, 20 kg, com altura média de 53 cm.