Os cavalos pretos são famosos pelo ar místico e romântico e são frequentemente associados ao sentimento de nostalgia.
Protagonistas de filmes, poemas, livros, músicas e histórias fantásticas que marcaram épocas, podemos dizer que os cavalos com pelagens negras estão entre os tipos de cavalos mais raros e bonitos do mundo.
Conheça algumas raças desses espetaculares e belíssimos espécimes que inspiram tanto mistério e romance, e aguçam o imaginário de poetas e sonhadores ao redor do mundo:
Principais raças de cavalos pretos
Friesian
É uma raça de cavalos originária dos Países Baixos, famosa por sua marcha alta e sua icônica pelagem de cor preta.
Seu nome é derivado da Frísia, região que abrange a costa sudeste do mar norte que se estende do nordeste dos Países Baixos pelo norte da Alemanha até o sudoeste da Dinamarca.
Considerados altos, possuem altura média de 1, 65m e podem chegar a 1,75m. Robustos e potentes, estes cavalos possuem um temperamento dócil e são muito inteligentes. Os Friesians ainda são ágeis e rápidos.
Seu porte aristocrático chama a atenção por onde passa e sua beleza exuberante vem marcando gerações ao redor do mundo.
Não é à toa que a Friesian é uma das raças de cavalos mais queridinhas de Hollywood e marcaram presença em grandes produções como os filmes Feitiço de Áquila (1985), A máscara do Zorro (1998), Alexandre o Grande (2004), A lenda do Zorro (2005) e Eragon (2016).
Por causa da agilidade inerente à raça e a facilidade de adestramento, os cavalos desta raça são muito utilizados em competições de domas clássicas.
Eles podem ser encontrados aqui no Brasil em exibições de doma clássica e equitação, e em criadores especializados.
Principais características da raça Friesian:
- Facilidade de adestramento
- Inteligência aguçada
- Porte imponente
- Pelagem negra
- Animal muito ágil
- Animal gracioso
- Animal muito forte
Embora esta raça tenha muitas características vantajosas, o Friesian ainda é comumente lembrado pela beleza da cor intensa dos tons de pretos de sua pelagem.
Esta famosa cor de meia-noite da pelagem do Friesian converteu a raça numa das mais populares como cavalo de montaria nas exposições.
No entanto, nem todos os Friesians serão negros. Alguns criadores se dedicam a criar pelagens de outras cores.
Mas a grande maioria considera o Friesian como a raça mais próxima do arquétipo da beleza negra.
Os criadores preferem que os cavalos desta raça não tenham marcas de outras cores, que maculem a exuberância dos cavalos pretos, a menos que seja uma inspiradora estrela branca na testa.
Puro Sangue Inglês
A raça de cavalos puro sangue inglês teve sua origem na Inglaterra, no século XVIII, quando éguas inglesas cruzaram com garanhões árabes com o objetivo de criar cavalos mais rápidos para as corridas.
De estrutura atlética e estatura média, o puro sangue inglês possui altura média de 1,70m. Os cavalos pretos desta raça são considerados ainda mais bonitos, pois possuem uma pelagem uniforme.
Esta raça se destaca pelas características atléticas muito vantajosas para competições de polo, hipismo e turfe, mais comumente conhecida como corridas de cavalos.
Principais características da raça Puro Sangue Inglês:
- Corajoso
- Porte imponente
- Temperamento ativo
- Teimoso
- Animal muito ágil
- Animal extremamente veloz
- Animal muito forte
- Precisa de adestramento meticuloso
Mesmo com toda a capacidade atlética, os cavalos da raça puro sangue inglês têm um temperamento difícil, e, por isso, necessitam de um adestramento mais meticuloso, aplicado por um profissional mais experiente.
Árabe
O cavalo árabe é uma das raças mais antigas do mundo. Evidências arqueológicas datam que estes lindos cavalos já percorriam o deserto por volta do ano 2500 a.C.
Esta raça se difundiu mundo afora por causa do comércio e da guerra.
Considerados espécimes bonitos, os cavalos árabes possuem características particulares que destacam ainda mais a sua beleza, realçada pelo formato único de cabeça, rostos côncavos e caudas altas.
Utilizados principalmente nos esportes equestres olímpicos, onde apresenta desempenho superior a outras raças, o cavalo árabe é uma das raças mais caras no mercado mundial.
Embora seja um cavalo de porte pequeno, com estatura média entre 1,40m a 1,50m, é extremamente resistente, forte e dócil. Como é muito inteligente, é também de fácil adestramento.
Mesmo que dentro desta raça haja variações nas cores da pelagem, o cavalo árabe pode ser também um lindo espécime de cavalo preto.
Principais características da raça Árabe:
- Facilidade de adestramento
- Muito Inteligente
- Grande força
- Porte imponente
- Velocidade média
- Animal ativo
- Animal resistente
As linhagens Árabes são encontradas em quase todas as raças de cavalos de montaria, pois houve muito cruzamento entre raças envolvendo matrizes e garanhões árabes.
Mustang
Os cavalos da raça Mustang são famosos por serem considerados selvagens. Inicialmente introduzida na América pelos conquistadores espanhóis, os animais dessa raça são originários da América do Norte e são protegidos por lei nos Estados Unidos.
De constituição física forte e resistente, os Mustangs são capazes de percorrer grandes distâncias sem comprometerem a saúde.
Os cascos dos Mustangs são considerados de aço. Isso porque eles conseguem viajar por grandes quilômetros sem causar ferimentos em suas patas.
Eles podem viver por períodos mais longos, são estáveis, organizados e muito inteligentes.
Existem diferentes pelagens de Mustang, mas a dos cavalos pretos ainda é uma das mais emblemáticas.
Principais características da raça Mustang:
- Vida longa
- Muito Inteligente
- Grande força
- Animal estável
- Velocidade média
- Animal ativo
- Animal resistente
- Come pouco
Por ser extremamente resistente, esta raça se adapta às mais diversas variações climáticas e às adversidades.
Crioulo
O cavalo Crioulo é um dos preferidos por criadores de equinos, devido à grande facilidade que estes animais têm em se adaptarem a diferentes climas e locais.
Considerado um animal rústico, o cavalo crioulo se destaca absurdamente para a lida com gado e por ser de fácil adestramento, também se destaca em competições e provas de percurso.
De pelagem em cores variadas, o crioulo se apresenta como um belo exemplar de cavalo preto.
Dentre algumas características marcantes, o cavalo crioulo possui uma presença imponente, é inteligente, ágil e de musculatura forte.
Principais características da raça Crioulo:
- Fácil adestramento
- Muito Inteligente
- Grande força
- Animal estável
- Velocidade média
- Animal ativo
- Animal resistente
- Animal ágil
O cavalo preto crioulo é um animal de pequeno porte, mas ainda assim é surpreendentemente imponente e consegue marcar sua presença por onde quer que vá.
Mangalarga Marchador
O cavalo Mangalarga Marchador possui mais de 50 variações de pelagens, que compreende a pele, pelos, a crina e a cauda. Esta raça apresenta um belo espécime de cavalo preto.
Único no quesito das passadas e marcha, morfologia singular e explosão em arranques fazem com que esta raça seja muito querida pelos criadores.
O Mangalarga Machador é conhecido pela elegância de seus movimentos delicados e cadenciados. Sua cavalgada é confortável e sutil.
Principais características da raça Mangalarga Machador:
- Fácil adestramento
- Temperamento manso
- Inteligente
- Animal forte
- Animal estável
- Velocidade média
- Animal ativo
- Animal resistente
O Cavalo Mangalarga Machador é um cavalo de médio porte, sua altura aproximada é de 1,50m. No entanto, quando ele começa a marchar, sua presença ganha uma proporção de imponência gigantesca. Não há como deixar de notar a sua presença.
Andaluz
Conhecido como cavalo cartusiano, cavalo colonizador ou cavalo dos reis, a Andaluz é uma das raças mais antigas e teve surgimento no início das civilizações.
O Cavalo Andaluz é um animal versátil e rústico, que se adapta às mais diversas condições apresentadas.
Uma das raças mais antigas do mundo é descendente do cavalo Ibérico e procedente de cavalos Sorraia cruzados com cavalos Berberes.
Esta raça milenar, adapta-se facilmente a novos ambientes, cavalheiros e a novas rotinas.
A pelagem da raça Andaluz pode apresentar diversas tonalidades de cores e os cavalos pretos Andaluz são belíssimos.
Na época de origem da raça, as cores das marcas e da pelagem representavam o caráter dos cavalos e indicavam boa ou má sorte.
Um cavalo andaluz preto, por exemplo, era considerado genioso, zangado e repleto de vícios.
Já um cavalo andaluz com patas brancas indicada boa ou má sorte dependendo do formato das marcas nas pernas.
As marcas no rosto representavam sinais de lealdade e resistência.
O cavalo da raça Andaluz chama atenção por suas características físicas, sendo comumente denominado como a encarnação da perfeição.
É uma das raças de cavalo mais utilizadas em arenas e uma ótima opção para quem procura investir na criação de cavalos.
Principais características da raça Andaluz:
- Fácil adestramento
- Temperamento dócil
- Inteligente
- Animal forte
- Animal estável
- Velocidade média
- Animal resistente
De marcha vigorosa, o cavalo Andaluz possui uma vivacidade singular que conquista todos os amantes de cavalos.
Ainda que possua uma estrutura robusta, musculatura bem desenvolvida, com altura aproximada de 1,50m e cerca de 450 kg, o Andaluz é considerado um animal de médio porte.
Extremamente dócil, paciente e muito nobre, este cavalo possui qualidades que o tornam uma ótima companhia para o homem.
É fácil de montar e também muito fácil de se adestrar e treinar para diferentes tipos de competições.
Neste post sobre cavalos pretos, conhecemos algumas raças que apresentam pelagens pretas e entendemos um pouco mais a respeito do surgimento e características destes animais tão belos e místicos.