Como Passear com seu Cachorro: Guia Completo

É comum que o dono de animais de estimação passeie com seu pet, uma vez que o passeio proporciona diversos benefícios para o bem-estar do animal.

Levar o cachorro para passear regularmente é a forma perfeita para que ele se exercite, gaste energia acumulada e se mantenha sempre ativo. Os passeios e caminhadas são atividades físicas e ajudam na manutenção da saúde do animal.

Mas quais são os cuidados que se deve tomar ao passear com o seu cachorro?

Pois bem. Aqui daremos algumas dicas de como adestrar um cachorro e também quais são os melhores lugares para passear com o cachorro.

Analisando o seu cachorro

Antes de mais nada, é importante saber se o seu cachorro já tem idade suficiente para sair na rua e passear.

Com qual idade posso levar meu cachorro para passear?

Bom, geralmente com 3 meses de idade o filhote já estará apto para poder sair e passear sem problemas.

Se ele já atingiu a idade mínima indicada para passear, pode-se então passar para os próximos passos.

Passo a Passo de Como Adestrar o seu Cachorro

1. Reforço Positivo

Para começar, o método mais popular e convencional para se adestrar um cachorro é através do reforço positivo, e para isso, você deve ensinar algo ao cachorro, como por exemplo, comandos que possam ser úteis para quando você estiver passeando com cachorro.

Quando o seu cachorro cumprir o comando corretamente, você o agrada com um petisco ou um carinho e palavras de agrado, o famoso “bom garoto”, seguido do afago na cabeça que eles tanto adoram.

Você deve repetir várias vezes esse exercício até que o cachorro aprenda, a ponto de você não precisar mais agradá-lo ou dar petiscos para que ele possa te obedecer.

Em seguida, escolha os lugares para passear com o cachorro.

Mas antes, vamos discorrer sobre alguns comandos que serão úteis para o seu trato com o cachorro. Dentre os mais usados, podemos indicar:

  • Espera – para quando quiser que o seu cachorro se mantenha mais próximo a você durante o passeio.
  • Senta – para quando, obviamente, você quiser que ele se sente.
  • Fica – para quando você quiser que o cãozinho fique em determinada posição ou em algum lugar, como por exemplo, na porta de um estabelecimento, do lado de fora de casa, ou ao seu lado, etc.
  • Larga – sendo este para o caso de ele colocar algo estranho e/ou que não deva na boca.
  • 2. Escolher Lugares para Passear com o Cachorro

    Os melhores lugares, geralmente, são as praças e os parques, que, além de populares entre os donos de pets, são também alguns dos ambientes mais agradáveis tanto para o dono quanto para o cachorro e, por isso, são os mais aconselháveis.

    Mas, sempre esteja atento ao passeio e principalmente em relação ao ambiente ao redor, pois cachorros são animais curiosos e exploradores, e se algo lhes chamar a atenção, a tendência é que eles comecem a puxar com mais força para chegar até o local.

    Então, tome cuidado para não cair ou deixar que o seu cachorro coloque algo estranho na boca.

    Também é importante ficar atento com lugares com vegetação muito alta, pois ela pode abrigar pulgas e carrapatos que podem vir a parasitar o seu cachorro.

    Também corre o risco de a planta ser urticante e deixar o seu cachorro com uma coceira que pode causar lesão na pele de tanto coçar.

    Coleiras e Guias

    Para escolher qual o melhor tipo de coleira que será utilizada, primeiro temos que saber quais são os tipos que existem, certo?

    Começando pelas guias, as quais temos dois tipos: as básicas e as extensoras.

    Guias básicas

    As guias básicas são como um cabo onde em uma das pontas há um gancho para prender na coleira, e na outra ponta há uma espécie de argola para que você possa segurar com firmeza e total conforto.

    Guias extensoras

    Já as guias extensoras possuem um mecanismo que quando acionado vai liberando a guia e depois a trava, dando ao dono a opção de determinar o quão longe o cachorro poderá ficar de si durante o passeio.

    Vale frisar que não é recomendada o uso da guia extensora para os primeiros passeios, pois o cachorro pode ficar mal acostumado em andar muito na frente, desenvolvendo o hábito de puxar e não respeitar os comandos.

    A seguir, temos as coleiras, sendo elas três tipos principais: a coleira de peito; o enforcador; e a de couro simples.

    Coleira de Peito

    A primeira opção é a coleira de peito, que é como uma “roupa” que o cachorro coloca e em seguida é presa na guia.

    Ela é ideal para cachorros de pequeno porte e filhotes. Elas se ajustam melhor e ficam mais confortáveis, já que os cachorros menores possuem um pescoço mais sensível para usar os outros tipos de coleira.

    Enforcador

    Na segunda opção temos o enforcador, que parece uma corrente que quanto mais o cachorro puxa mais ela aperta. Esse tipo de coleira é a mais indicada principalmente para cães grandes e fortes que puxam muito durante o passeio.

    Embora o termo enforcador possa assustar um pouco, você não precisa se preocupar, pois esse tipo de coleira não machuca os cachorros quando usada de maneira correta.

    Coleira de Couro Simples

    É aquela que os donos costumam deixar no pescoço do cachorro no dia a dia, sendo esta opção mais recomendada apenas para cachorros que não se enquadram nas categorias anteriores.

    Ou seja, no geral, a combinação que mais se aproxima do ideal para passear com cachorro, e também a mais comum de ser vista é a guia básica com o enforcador para cachorros grandes, e a guia básica com a coleira de peito para cães menores e para os filhotes.

    3. Guiar o Cachorro Durante o Passeio

    Após decidir onde passear, basta levar seu cãozinho para se divertir e se exercitar, mas lembre-se, é você quem deve comandar o passeio.

    Caso o seu cachorro puxe muito, você deve parar e esperar até que ele perceba que precisa estar ao seu lado para poder passear. Nesse momento, você pode usar um dos comandos que foi ensinado no primeiro passo, o espera.

    Não adianta tentar puxá-lo para o outro lado, ele vai pensar que você está apenas mudando o caminho do passeio e voltará a puxar para a nova direção.

    Lembre-se de andar com calma, pois é normalmente durante o passeio que o cachorro faz suas necessidades, então, não o apresse e leve sempre um saquinho para recolher as fezes.

    A importância de passear diariamente

    A grande maioria dos cachorros gosta de rotina, então, se possível, tente sair com eles sempre no mesmo horário e seguir o mesmo caminho durante o passeio.

    Também é importante passear todos os dias para que o seu pet possa sempre gastar energia e se manter saudável, além de que, sair e ver coisas diferentes, ouvir e sentir cheiros diferentes é muito importante para a saúde mental do seu cachorro. Segundo especialistas, recebendo esses estímulos diariamente ele poderá viver muito mais.

    Sobre a escolha de horário para passear

    Lembre-se de determinar um bom horário para o passeio com o cachorro, sendo ideais: pela manhã, bem cedo; durante o final da tarde; ou na parte da noite.

    A escolha se deve ao fato de que são horários com pouco ou nenhuma incidência solar, o que é importante para os cachorros, já que eles sentem mais calor do que os humanos por conta dos pelos.

    Passeando nesses horários também se evita o risco de que os pets fiquem desidratados ou se cansem mais rápido no passeio, afetando o próprio aproveitamento.

    Além disso, leve em consideração não andar no asfalto ou em chão de pedra, pois eles esquentam muito ao longo do dia e podem até queimar as patas do seu cachorro, principalmente se ele ainda for um filhote.

    4. Atente-se à duração do passeio

    Sobre a duração adequada para o passeio, devemos levar em consideração o porte do cachorro, levando em conta que, quanto maior ele for, mais longo deverá ser o passeio.

    Considere também a raça do cachorro. Raças mais agitadas e enérgicas, como por exemplo, os labradores e os golden retrievers, precisam de passeios mais longos, às vezes até dois passeios por dia.

    Já os cachorros mais tranquilos como os pugs e os buldogues podem ter um passeio com uma duração média. Cerca de trinta minutos são suficientes.

    Como valor de referência, um passeio mais longo dura entre quarenta e cinco e cinquenta minutos.

    É claro que você não precisa se prender a esses números, especificamente. Sinta quanto tempo é o suficiente e confortável para seu cachorro, para vocês terem um agradável e prazeroso passeio.

Deixar uma resposta