Dogo Argentino é uma raça de cão originada na Argentina, como o próprio nome sugere, criada através do processo de cruzamento de diversas raças.
Embora tenha aparência rústica e atlética, típica de sua compleição genética, o dogo argentino é alegre, carismático e um fiel companheiro de fácil convivência.
Cada vez mais o dogo argentino tem ganhado notoriedade e conquistado os amantes de cães aqui no Brasil, seja por sua robusta aparência ou por seu temperamento dócil.
Ficou interessado? Saiba tudo sobre essa raça que está se tornando cada vez mais popular, com o post que preparamos para você, recheado de informações sobre o Dogo Argentino.
História do Dogo Argentino
Idealizada para combate, caça e captura de animais grandes, como pumas e javalis, o Dogo Argentino foi criado pelos irmãos Martinez, em 1920 na Argentina.
O dogo argentino é o resultado de extenuantes 25 anos de experimento de cruzamento de algumas raças de caça que possuíam as principais características buscadas pelos irmãos Martinez, como força, agilidade, rapidez e faro aguçado.
Embora a base de origem tenha sido o cão lutador de Córdoba, raça de combate originada em Córdoba, já extinta, o dogo argentino tem um pouco do boxer, pointer inglês, mastiff, bull terrier, lebrel irlandês e dogue bourdeaux, dogue alemão, bulldog inglês em sua composição genética.
Mesmo que o dogo argentino não cumpra mais as mesmas funções de quando foi idealizado, os cães desta raça são excelentes guardiões e, cumprem esse papel ajudando em diversas atividades policiais e militares. No entanto, eles também são considerados ótimos companheiros para a família, pois são muito leais.
Características Físicas do Dogo Argentino
O dogo argentino é uma raça de grande porte, com pelagem curta, lisa e branca. Ele mede cerca de 68 cm de altura e pesa aproximadamente 45 kg.
Frequentemente confundido com o Pitbull, os cães Dogo Argentino possuem algumas características físicas semelhantes, como a musculatura forte. No entanto, o dogo argentino tem um porte mais robusto, com o crânio maior e o focinho mais largo.
Outra característica marcante é que o dogo argentino possui lábios aderentes, pigmentados de preto, olhos médios e escuros.
Possui orelhas médias e arredondadas na ponta, mas as mantém eretas, especialmente quando está em estado de alerta.
A expectativa de vida do dogo argentino é de cerca 12 anos.
Comportamento do Dogo Argentino
Como nós vimos anteriormente, o dogo argentino pode ser considerado um guardião, alerta, ágil, corajoso e forte. Mas ele também se revela um cão muito dócil e afetuoso com a sua família.
De personalidade calma e tranquila, o dogo argentino é extremamente sensível, amoroso e fiel ao seu dono.
O dogo argentino é completamente devotado a sua família e não poupa esforços para retribuir o carinho recebido.
Os cães dessa raça adoram se aventurar ao ar livre, o que é excelente para trabalhar sua musculatura. Eles precisam se exercitar com frequência e, é importante que desde filhotinhos, cultivem o hábito de correr e brincar ao ar livre.
Extremamente inteligente, o dogo argentino late apenas quando é preciso, ou seja, não fica latindo sem motivos, exigindo atenção apenas quando realmente necessário.
Sem dúvida, o dogo argentino se revela um ótimo e fiel companheiro para a sua família.
Cuidados de Saúde do Dogo Argentino
Como todo animal de estimação, o dogo argentino requer alguns cuidados específicos que auxiliam na manutenção da sua saúde.
Estes cuidados trazem à luz uma atenção especial em torno da higiene, alimentação e atividades físicas.
Cuidando dos pelos do dogo argentino
Os cães desta raça não precisam de banhos regulares. Como sua pelagem é curta e lisinha, o mais indicado é que o dogo argentino tome banho apenas uma vez por mês.
Claro que se a rotina do cachorro o deixa suscetível a mais sujeira, e se fizer necessário acrescentar mais banhos do que o indicado, deve-se diminuir o intervalo dos banhos.
Como o dogo argentino tem a pele sensível, é preciso se ater ao cuidado na hora de escolher shampoos específicos para que o momento do banho seja um tempo de cuidado e prazer.
Quanto a escovação dos pelos, ela deve ser feita uma vez por semana, para que a pelagem morta acumulada seja removida.
Ah, esta frequência é mais do que suficiente, já que o dogo argentino não solta muito pelo.
Cuidando dos ouvidos do dogo argentino
Embora recomenda-se que os banhos do dogo argentino tenham um intervalo mensal, a limpeza dos ouvidos deve ser feita semanalmente, com o auxílio de produtos próprios para esse fim.
Cuidando dos dentes do dogo argentino
Os dentes do dogo argentino precisam de escovação regular, com atenção especial para os cremes dentais e escovas específicas de cerdas macias que proporcionam conforto durante a escovação e ajudam a prevenir problemas bucais como placas e tártaro.
Cuidando das unhas do dogo argentino
As unhas do cãozinho devem ser aparadas num intervalo de um mês, para evitar que elas possam ficar compridas demais e machucar a si mesmo e também as pessoas.
Cuidando da alimentação do dogo argentino
A alimentação é extremamente importante para a manutenção da saúde de todo animal. É imprescindível encontrar uma ração adequada para o porte e idade do dogo argentino, contendo todos os nutrientes necessários para o bom andamento da saúde do cão.
Cuidando da compleição física do dogo argentino
Como esta raça possui uma estrutura física forte, o dogo argentino precisa manter o corpo em movimento frequentemente. Por se tratar de uma raça de grande porte, o dogo argentino possui tendência à obesidade. Por isso, eles devem fazer exercícios físicos diariamente, para que possam gastar toda a energia acumulada e se manter forte e saudável.
Atenção: Os passeios devem ser diários e devem ocorrer logo pela manhã ou no fim da tarde, em horários em que o sol não esteja em seu ápice, pois, como já vimos, o dogo argentino possui uma pele sensível, que não tem proteção contra a incidência dos raios solares, ficando assim, suscetível a queimaduras.
Adestramento do Dogo Argentino
O dogo argentino possui uma inteligência bem aguçada e, por isso, todo processo de aprendizagem é bem fácil para os cães desta raça.
Dócil e amistoso, o dogo argentino tem uma propensão natural para agradar seu tutor e acaba se revelando uma raça muito boa para se adestrar.
Obedientes e disciplinados, os cães da raça dogo argentino vão se divertir muito durante as atividades de adestramento, porque eles adoram gastar energia.
Lembrando que é preferível adestrar o dogo argentino enquanto ele ainda estiver na fase de filhote.
Quanto custa um Dogo Argentino?
Você se apaixonou pelo dogo argentino e todas as suas características marcantes, e, agora quer ter o seu próprio filhote, mas ainda não sabe onde encontrar ou quanto custa um dogo argentino.
Embora tenha ganhado muita notoriedade, o dogo argentino ainda não é uma raça popular aqui no nosso país. No entanto, é possível encontrá-lo em alguns criadores respeitáveis e credenciados às organizações, que garantem a procedência e a integridade dos filhotes.
Atenção: Dê preferência a criadores que cuidam de seus filhotes com amor.
Com certeza você vai querer um filhote criado em um ambiente acolhedor. Por isso, não tenha receio em sanar todas as suas dúvidas a respeito do criador e se possível, visite o local.
Para saber especificamente quanto custa um dogo argentino é preciso ter ciência de que a linhagem e o sexo influenciam no preço do filhote.
O preço do dogo argentino ainda pode variar de acordo com o que cada criador acaba oferecendo para a comodidade do cliente e também para auxiliar na manutenção da saúde do filhote.
Além do contrato de compra e venda, alguns criadores oferecem vacinas, vermífugo e certificado de pedigree.
Mas afinal, quanto custa um dogo argentino?
Você pode encontrar seu filhote de dogo argentino em um bom criador, a partir de R$1.000,00 e, este valor pode chegar a R$4.000,00.
E você, está preparado para adquirir o seu filhote de dogo argentino?