O preço do dogo argentino varia de acordo com as necessidades do seu estilo de vida para agregar este companheiro na sua rotina.
O preço final depende de alguns fatores, como o sexo do dogo argentino filhote e a procedência da sua linhagem.
Pensando em disponibilizar o máximo de informações sobre o preço do dogo argentino, nós traçamos um rápido roteiro de perguntas e respostas que permitirão que você se sinta mais consciente diante do processo de aquisição do seu filhote de dogo argentino.
A raça do dogo argentino surgiu em 1920 na Argentina. Criada pelos irmãos Martinez, que objetivavam desenvolver um cão de combate, um captor de animais grandes como pumas e javalis.
Embora sua história seja relativamente nova, o dogo argentino nasceu da mistura de outras raças. O cão de combate de Córdoba, já extinto, foi a raça matriz. Também fizeram parte desta mistura, as raças boxer, pointer e mastiff.
Por 25 anos os Martinez fizeram experimentos até chegarem à raça do dogo argentino que conhecemos hoje.
No ano de 1964 a Federación Cinológica Argentina (FCA) reconheceu a inclusão da raça Dogo Argentino como oficial.
Antes de saber onde comprar dogo argentino, é preciso conhecer as principais características físicas e comportamentais da raça, para decidir se este cachorro é o melhor animal para você.
No decorrer deste post nós apresentaremos algumas informações que julgamos importantes para quem quer comprar dogo argentino, como onde comprar dogo argentino e quanto, em média, custa o animal.
Quanto custa um filhote de Dogo Argentino?
O preço do dogo argentino varia de acordo com vários fatores, entre eles o local onde vai adquirir seu dogo argentino filhote.
O dogo argentino pode custar de R$1.000,00 a R$4.000,00 a depender de fatores como:
- Criador – A escolha do criador pode afetar diretamente no preço do dogo argentino porque existe criadores que vendem raças duvidosas e aqueles que criam apenas cachorros cujo a procedência é conhecida.
- Pedigree – Quanto mais pura a raça, mais rara e mais cara ela pode ser.
- Região onde vive – Sim, o preço do dogo argentino pode variar de acordo com a região do país onde você vive, porque também depende muito do acesso que se tem aos criadores e mais ainda da demanda.
- Procedência – A qualidade dos antepassados do dogo argentino filhote (pais, avós e bisavós da ninhada) também influencia no preço do dogo argentino, porque ela informará se o cão tem o DNA de campeões nacionais ou internacionais.
Agora que você já sabe quanto custa o dogo argentino, nós vamos falar um pouco sobre onde comprar dogo argentino.
- Classificados na internet – É possível encontrar dogo argentino com preço bom em alguns classificados da internet, mas nem sempre você está seguro para adquirir o seu dogo argentino filhote através deste canal.
- Petshops – Alguns petshops possuem parcerias com bons criadores e, por isso, são capazes de entregar o dogo argentino filhote com
- Canis – Há muitos canis que possuem instalações confortáveis, projetadas para proporcionar conforto e atender todas as necessidades para o dogo argentino filhote e também adulto. Isso mostra a preocupação com o bem-estar dos cachorros criados ali.
- Fazendas criadoras especializadas – As fazendas criadoras especializadas é um dos lugares mais seguros de onde comprar dogo argentino. Por ser especializada na raça, as fazendas oferecem filhotes bem cuidados, emocionalmente estável e devidamente saudável. Sem contar que este tipo de criador é credenciado a alguma instituição de cinofilia, que pode garantir a procedência dogo argentino. A cabanha quibaana é especializada na criação de dogos argentino. Entre em contato via whatsapp que lhe daremos todo o suporte para encontrar o animal ideal para você.
O pedigree deixa o filhote mais caro?
Pedigree é um documento oficial, emitido por instituições de cinofilia reconhecidas, que certifica a origem do cachorro. Ou seja, ele atesta a raça do cão.
O pedigree serve para validar a pureza da linhagem e, para isso, ele apresenta a genealogia do cão, apresentando os pais, avós e bisavós.
O preço do dogo argentino pode ser alterado conforme a solicitação do pedigree.
Ao adquirir um dogo argentino através de um criador credenciado a alguma instituição de cinofilia, que emite o pedigree, você estará seguro de levar um dogo argentino puro para o seu lar. Portanto, o pedigree deixa o filhote mais caro.
Qual o padrão de raça do Dogo Argentino?
O padrão de raça do dogo argentino é um cão grande, com pele sensível, pelos brancos e curtos. O focinho (trufa) do dogo argentino é preto. Porém, até os três meses de idade, a trufa (“nariz”) pode ser clara e apresentar até um tom rosado.
A pelagem inteiramente branca é uma marca registrada do dogo argentino. No entanto, alguns dogos apresentam uma mancha escura ao redor de um olho, ou marcação pirata, como é chamada, por remeter a ideia de um tapa olho.
Atenção: o dogo argentino não possui manchas e pintas espalhas pelo corpo.
O Dogo Argentino é o melhor animal para mim?
Se você tem interesse em adquirir um dogo argentino filhote, deve primeiro conhecer todas as especificidades que o dogo argentino possui.
Além de lindos, os cães desta raça são extremamente inteligentes e fieis.
No entanto, uma especificidade que se destaca na raça dogo argentino é a necessidade de praticar atividades físicas todos os dias.
Quando o dogo argentino é privado de fazer exercícios físicos ele se torna temperamental e até mesmo agressivo.
Os cachorros desta raça devem passar por um processo de socialização, ainda filhotes, e também por um treinamento de adestramento. Claro que todas estas exigências acabam tornando o preço do dogo argentino mais elevado.
Mas adestrar o seu filhote é realmente necessário. É no período do adestramento que o dogo argentino aprende a controlar seus instintos de caçador e passa a se comportar adequadamente.
Por se tratar de um cão de combate, o dogo argentino não costuma latir e nem fazer alarde. Ele se porta como um predador que observa e age quando julga necessário.
Muito corajoso, o dogo argentino é um verdadeiro cão de guarda. Capaz de avisar ao seu dono quando sentir que existe alguma ameaça ou que algo está errado.
O dogo argentino filhote precisa ser constantemente estimulado mentalmente e fisicamente. Ele fica ansioso e agitado quando ele não se exercita.
Outra especificidade do dogo argentino filhote é que ele tem que viver em espaços amplos para que possa brincar e se manter em movimento.
Outras características do Dogo Argentino (cuidados e comportamento).
Embora o dogo argentino seja um cão criado para o combate, ele não é um animal agressivo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o dogo argentino é amigável, gentil, alegre e brincalhão.
É imprescindível que o dogo argentino filhote passe pelo processo de adestramento para que possa desenvolver e destacar seu lado mais dócil. No entanto, o lado territorialista é um traço muito marcante da sua personalidade.
Para ter uma relação sadia e tranquila com o dogo argentino filhote, o dono deve saber se impor e demonstrar que ele é o dominador da relação. Do contrário, o dogo argentino pode vir a se comportar de forma inadequada.
É recomendável fazer um adestramento lúdico com o dogo argentino filhote para que o cãozinho assimile o processo educativo enquanto se diverte.
Se submetido à socialização, o dogo argentino filhote não sentirá que seu território está sendo invadido quando estiver na presença de pessoas estranhas e até mesmo de outros cachorros.
Um dos cuidados mais importantes para manter a saúde mental e física do dogo argentino é a estimulação constante com jogos de inteligência e atividades físicas constantes, preferencialmente intensas, para que eles possam gastar bastante energia.
Mas além das atividades físicas, o dogo argentino precisa de outros cuidados que vão ajudar na manutenção da sua saúde, respeitando as especificidades da sua raça. Segue alguns desse cuidados:
- Banhos – o dogo argentino possui a pele sensível e por isso os banhos devem ser ministrados apenas uma vez por mês, utilizando shampoos indicados para o seu tipo de pele. Caso o dogo argentino costume se sujar com mais frequência, a distância entre os banhos pode diminuir.
- Escovação – o dogo argentino tem uma pelagem curta e macia. Como os cães desta raça não sofrem com a constante queda de pelos, eles devem ser escovados apenas uma vez por semana, apenas com o intuito de remover o pelo morto e preservar a pele saudável.
- Corte das unhas – as unhas do dogo argentino devem ser aparadas a cada duas semanas, ou lixadas semanalmente.
- Atenção aos olhos – o dogo argentino tem uma certa predisposição a desenvolver catarata e glaucoma, por isso, é importante manter uma rotina de limpeza com soro fisiológico.
- Cuidados com a pele – como o dogo argentino tem a pele clara e seu pelo é curto ele não tem proteção contra os efeitos dos raios solares. Evite expor o cachorro nos horários de pico do sol.
Gostou das nossas dicas?
Você já está preparado para ter seu dogo argentino?