Descendente dos cavalos Alter-Real, uma estirpe do cavalo lusitano, o cavalo manga-larga, também conhecido como cavalo manga-larga marchador, é um animal de porte médio e estrutura proporcional e bem forte.
Formados no Brasil inicialmente por fazendeiros da região sul de Minas Gerais, o cavalo manga-larga ainda se caracteriza pela expressão vigorosa e sadia, uma agilidade ímpar, pele fina e lisa, temperamento ativo e dócil, pelos sedosos, e claro, pela marcha inconfundível.
Depois de mais de 200 anos no Brasil, o cavalo manga-larga ainda conquista o coração de cavaleiros e criadores, principalmente por conta da sua elegância nos movimentos.
O manga-larga é tão especial para o país que em 2013 foi homenageado na maior passarela do samba pela escola Beija Flor de Nilópolis, vice-campeã naquele ano, que entoou o enredo “Amigo Fiel: Do Cavalo do Amanhecer ao Manga-Larga Marchador” ao longo da Praça da Apoteose no Rio de Janeiro.
Em 2014 o cavalo manga-larga foi declarado uma raça genuinamente brasileira, sancionada através da Lei nº 12.975 de 19 de maio de 2.014.
Origem do Cavalo Manga-Larga
Pode-se dizer que a história do cavalo manga-larga marchador se confunde com a formação de tropas de cavalos de elite no século XIX.
Hoje em dia o manga-larga é considerado um cavalo tipicamente brasileiro, mas seu surgimento deu-se através do cruzamento de cavalos da raça Alter, que possui base de formação na raça espanhola Andaluza, que possui origem étnica em cavalos da Península Ibérica, germânicos e berberes.
O cruzamento dessas raças foi o que proporcionou o nascimento do espetacular manga-larga marchador, um cavalo de porte elegante, uma beleza plástica inconfundível, temperamento amável e atento, e considerado um dos melhores animais para montaria.
Como identificar um Cavalo Manga-Larga
Existente há mais de 200 anos no Brasil, o cavalo manga-larga marchador é facilmente reconhecido por sua elegância e movimentos delicados. Uma marcha única reconhecida mundialmente.
De modo geral, o manga-larga apresenta paleta inclinada e comprida. Seu pescoço é bem musculoso, sem sinais de massa excessiva, e frente leve. Costelas arqueadas e tronco profundo. Crinas ralas, finas e sedosas. Aprumos corretos.
Mas, para saber exatamente como identificar um cavalo manga-larga marchador, abaixo, uma análise mais detalhada sobre esta raça que conquista cada vez mais criadores Brasil afora:
A marcha do Manga-Larga
Simplesmente fascinante. É assim que muitos definem a famosa e bela marcha do cavalo manga-larga.
Seu andamento é bipedal de dois tempos, diagonal e com um leve tempo de suspensão. Esse conjunto proporciona maior agilidade e uma leveza na marcha.
Características Físicas – Morfologia
Altura do cavalo manga-larga
Os machos tem altura entre 1,47 e 1,57m, sendo a média ideal de 1,52m
Já as fêmeas têm média ideal de 1,46m, sendo a altura variável entre 1,40 e 1,54m.
Forma e perfil da Cabeça
A forma da cabeça do cavalo manga-larga é triangular e bem delineada, de tamanho médio e harmonioso, com fronte larga e plana.
O perfil é retilíneo na fronte, e de retilíneo a subcôncavo no chanfro.
Olhos e Orelhas
Grandes, salientes, afastados e expressivos. Geralmente são escuros e vivos, com pálpebras finas e flexíveis.
Já as orelhas, são móveis, médias, paralelas e bem implantadas. São dirigidas pra cima e preferencialmente com as pontas voltadas de forma ligeira para dentro.
Garganta, boca, narinas e ganachas
A garganta é bem definida e larga. Já a boca possui abertura média, com lábios finos, móveis e firmes.
As narinas são grandes, flexíveis e bem abertas; enquanto as ganachas são afastadas e descarnadas.
Pescoço
De modo geral, o pescoço do cavalo manga-larga é proporcional, oblíquo, com uma forma piramidal e de aparência leve.
Também muito bem equilibrado, a musculatura é forte e apresenta grande flexibilidade, com inserções totalmente harmoniosas.
Tronco
- Cernelha bem definida e longa que proporciona boa direção à borda dorsal do pescoço.
- Peito musculoso, largo e não saliente.
- Dorso reto, musculoso, e de comprimento médio. sua ligação à cernelha e ao lombo é bem harmonioso.
- Costelas longas e arqueadas, o que permite uma ótima amplitude torácica.
- Lombo proporcional, curto e reto. Apresenta ótima harmonia na ligação com o dorso e com a garupa, coberto, obviamente, por uma forte massa muscular.
- Garupa longa e musculosa com leve inclinação. A tuberosidade sacral é um pouco saliente e de altura não superior à de cernelha.
- Ancas proporcionais, musculosas e perfeitamente simétricas.
- Cauda bem implantada e de média inserção. O sabugo é firme, curto e orientado para baixo, sendo somente a ponta levemente dirigida para cima quando o cavalo está em movimento. As cerdas, assim como a crina, são sedosas, finas e ralas.
- Braços longos, musculosos, oblíquos e bem articulados.
- Antebraços retos, verticais, longos e bem articulados.
- Espáduas longas, largas, oblíquas e musculosas. São bem implantadas e apresentam amplitude de movimentos.
- Joelhos bem articulados e largos, na mesma vertical do antebraço.
- Boletos bem articulados e definidos.
- Canelas curtas, retas, descarnadas e verticais. Os tendões são fortes e bem delineados.
- Quartelas de comprimento médio, oblíquas, bem articuladas e fortes.
- Cascos bem sólidos e médios, podendo ser escuros ou claros.
- Coxas bem inseridas e musculosas.
- Pernas longas, aprumadas, bem articuladas e fortes.
- Jarretes firmes, bem articulados, aprumados e descarnados.
Trote do cavalo manga-larga
O passo do cavalo manga-larga marchador apresenta andamento a quatro tempos, marchado, de baixa velocidade e bem simétrico, com o apoio alternado dos bípedes laterais e diagonais, constantemente intercalados por tempo de tríplice apoio.
As características ideais do passo são regular, elástico, com ocorrência de sobrepegada. Perfeitamente equilibrado, com avanço sempre em diagonal e tempos de apoio dos bípedes diagonais pouco maiores que laterais. Tem um movimento suave de báscula com o pescoço.
Já no galope, o cavalo manga-larga possui andamento a quatro tempos, saltado, com velocidade média e, desta vez, assimétrico. A sequência de apoios começa com um posterior, seguido do bípede diagonal colateral, sendo completado com o anterior oposto.
A característica ideal do galope é regular, justo e com boa impulsão. Possui nítido tempo de suspensão, um movimento discreto de báscula com o pescoço, porém, muito bem equilibrado. A flexibilidade das articulações também merece destaque.
Existem três tipos de marchas caraterísticas do cavalo manga-larga:
- A marcha batida;
- A marcha picada; e
- A marcha de centro.
O que diferencia estes três tipos é o tempo que cada apoio fica no solo.
Domagem do cavalo Manga-Larga
A doma do cavalo manga-larga precisa seguir um planejamento. Segundo alguns especialistas, o animal deve treinar a marcha três vezes por semana, sempre intercalando com atividades leves.
Apesar do cavalo ter resistência para longos percursos, não se deve ultrapassar 20 quilômetros em marchas preparatórias. Além disso, é essencial que o animal descanse um dia por semana.
Por ser um animal inteligente e dócil, o adestramento fica muito facilitado. Os exercícios de repetição de movimentos são os mais indicados. Fazendo com que o animal sinta ganho de tempo e cansaço, ele passará a obedecer melhor os comandos.
Saúde do Cavalo Manga-Larga
Um dos principais cavalos de sela do mundo, o cavalo manga-larga precisa de uma alimentação reforçada para se manter saudável, principalmente pelas atividades desempenhadas, seja na lida no campo ou na prática esportiva.
Além disso, é fundamental cuidar bem da hidratação do cavalo. Água limpa e fresca deve ficar disponível 100% do tempo.
O local que ficará o cavalo também precisa de alguns cuidados especiais para manter o animal com a saúde em dia. Baias amplas, ventilada e que esteja protegida do sol e de frentes frias são as mais adequadas.
Para preservar os cascos, alguns optam por cama de borracha que, além de ser mais confortável para o cavalo, permite uma limpeza e higienização mais prática.
A velha máxima dos criadores de cavalos se encaixa muito bem aqui: “A saúde de um cavalo é medida pela qualidade dos dentes e dos cascos”.
Além do cuidado com alimentação, hidratação e acomodação, é necessária manter uma rotina de escovação dos pelos, de pentear a crina e de banhos. Tosas higiênicas também devem ser consideradas.
Resistência e Força do Manga-Larga
Muito por conta de sua resistência e força física, o cavalo manga-larga possui como principal finalidade a lida com o gado e cavalgadas, além, é claro, de lazer de uma forma geral.
Preço do Cavalo Manga-Larga
É hora de saber quanto custa um cavalo manga-larga.
Hoje, o preço do cavalo manga-larga gira em torno de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), podendo este valor ser altamente majorado, dependendo da quantidade de prêmios e competições ganhas ao longo do tempo. A linhagem do animal também influencia muito nesse quesito.
Para se ter ideia, o preço de um cavalo manga-larga marchador pode chegar a R$ 15 milhões. Um dos animais que chegou a este valor está em Ouro Fino, cidade no sul do Estado de Minas Gerais, o Galante do Expoente, que fica no Haras Zel.
Já que estamos falando de valores, outro ponto que merece destaque quando se fala em preço de cavalo manga-larga diz respeito ao custo de criação. Em razão de poder ser criado em regime de pasto, o manga-larga apresenta baixo custo de manutenção.
Veja também: Preço do Cavalo Crioulo
Provas do Cavalo Manga-Larga
Existem provas para cavalos manga-larga por todo Brasil, embora mais de 55% destes animais se concentram no Estado de Minas Gerais.
As provas de enduro duram aproximadamente entre de 20 e 60 minutos, com intervalos para descanso. Nessas provas, o cavalo marcha, em média, 15 quilômetros.
Confira também nosso Guia Completo do Cavalo Crioulo.