Os cavalos são animais encantadores que desempenham diversas funções que vão desde o labor nos campos e fazendas, como atuação em competições de rodeios, hipismo, adestramentos, entretenimento, como ecoturismo, equoterapia, etc.
Existe uma variedade de raças de cavalo no Brasil, reconhecidas no âmbito internacional.
Ainda que todos os cavalos tenham como características principais a força, a energia e a versatilidade, cada raça de cavalo no Brasil tem uma peculiaridade e características específicas que são transmitidas de geração para geração.
Assim como acontece com outros animais, cada um possui características próprias, que envolvem a cor, o porte, o tamanho, a pelagem, e a facilidade que cada um tem para determinadas funções e situações.
A Federação Internacional da Agricultura atestou que o Brasil possui a quarta maior tropa de cavalos do mundo inteiro.
Não é por menos que o setor de equinocultura vem sendo muito explorado no Brasil. E está muito ativo. Tanto que você encontra criadores de cavalos de norte a sul do país.
Obviamente é um setor altamente rentável e o mercado de equino no Brasil movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano, gerando aproximadamente 3,2 milhões de empregos.
Esses números atraem também a atenção de especialistas e de investidores que enxergam além da beleza natural dos cavalos.
Por causa de toda a sua versatilidade, o cavalo é um animal considerado essencial na lida no campo e em fazendas.
Também é de grande contribuição para o esporte e o lazer, sendo o centro de atenções em grandes eventos, como rodeios; leilões de cavalos, exposições agropecuárias; feiras, etc.
E não podemos deixar de destacar a importância da equoterapia, onde os cavalos ajudam pessoas que passaram por diferentes eventos traumáticos a superarem seus problemas, e a recuperarem o controle de suas vidas.
A seguir, explanaremos sobre as raças de cavalo no Brasil – conheça as principais:
- Mangalarga;
- Mangalarga Marchador;
- Brasileiro de Hipismo;
- Quarto de Milha;
- Campeiro;
- Cavalo Crioulo;
- Campolina;
- Cavalo Árabe;
Cavalo Mangalarga
Embora tenha sido criada na região sul do Estado de Minas Gerais, a raça foi introduzida no Estado de São Paulo e hoje também é conhecida como Mangalarga Paulista.
O cavalo mangalarga possui uma constituição física que reflete força. Seu tronco e garupa são fortes. Do mesmo modo que os membros, especialmente os tendões, visivelmente vigorosos.
Os cavalos dessa raça são dóceis, resistentes e versáteis.
Ainda que possa ser utilizado em várias situações, como a lida no campo e a prática esportiva, o Mangalarga é um cavalo de sela, e mostra grande eficiência para a caça.
Os cavalos Mangalarga têm diversidade quanto à pelagem. Elas podem ser: alazã, baia, preta, pampa, tordilha e castanha são as mais encontradas.
Quanto a marcha, sua principal característica, ela é trotada, diferente do trote, pois mantém um tempo ilimitado de suspensão entre os apoios.
Cavalo Mangalarga Marchador
O Mangalarga Marchador é uma das principais raças de cavalo no Brasil.
Dotado de uma impressionante capacidade de percorrer grandes distâncias, sem se cansar, o cavalo Mangalarga Marchador é considerado uma das raças mais fortes encontradas no país.
Ágil, forte e vigoroso, os cavalos desta raça são uma excelente opção para a lida de gado e atividades de lazer.
A pele do Mangalarga Marchador é fina e suave. Geralmente são encontrados nas pelagens de cores: cinza, castanho e baio.
Por se tratar de um animal de médio porte, de aparência calma e temperamento dócil, que consegue se adaptar a climas e terrenos variados seja com estábulos ou campo aberto, é um dos cavalos mais indicados para a prática de montaria.
Uma curiosidade sobre a raça do Mangalarga Marchador é sua excelente resistência a parasitas e enfermidades de diversos tipos.
Brasileiro de Hipismo
Resultado do cruzamento de algumas das mais importantes linhagens europeias de raças campeãs em saltos e adestramentos.
Típico animal de sela, apto para participar de todas as modalidades de salto, equitação e adestramento, os cavalos desta raça são verdadeiros atletas.
Considerado um animal de porte grande, sua altura média é de 1,70m.
Dócil, ágil, vivaz e muito inteligente, o cavalo Brasileiro de Hipismo possui uma elegância inerente.
Também é um belo espécime e sua presença imponente chama a atenção por onde passa.
É possível encontrar o cavalo Brasileiro de Hipismo em todas as pelagens.
Cavalo Quarto de Milha
Considerado como uma das melhores raças para competições equestres, o Quarto de Milha é inteligente, ágil e muito veloz.
Sua característica mais marcante é a capacidade de realizar freadas bruscas. Combinando-a com a sua grande velocidade, faz do Quarto de Milha uma das raças de cavalo mais versáteis.
Este potente animal também pode ser utilizado na lida da fazenda, tanto em transporte quanto para trabalhos que exijam força.
O cavalo Quarto de Milha é facilmente encontrado em exposições, feiras agrícolas ou em rodeios.
Dono de um porte exuberante, com musculatura bem desenvolvida e um andamento trotado perfeito, os cavalos da raça Quarto de Milha são de fácil adestramento, uma vez que possuem um temperamento dócil.
Assim como outras raças, o quarto de milha possui grande variedade de pelagem. Conheça as principais:
- Alazã;
- Rosilha;
- Lobuna;
- Castanha preta;
- Baia;
- Tordilha;
- Zaina.
Cavalo Campeiro
A beleza do cavalo Campeiro é uma das características mais marcantes da raça. Com pescoço delicado e bem definido, cabeça de fronte retilínea e subconvexa. Eles possuem um belo porte, com altura mínima de 1,52m para as fêmeas, e 1,54m para os machos.
O cavalo Campeiro tem uma característica singular em relação a sua pelagem. É uma das poucas raças que apresenta pelagem de tonalidade castanha em todas as suas variações.
Os cavalos desta raça se destacam em várias funções, em especial nos esportes rurais, como por exemplo, as disputas de laço.
É uma raça altamente recomendada para lazer e passeios mais longos, embora também seja possível encontrar o cavalo Campeiro na lida de campo, onde apresenta bom desempenho.
O andamento dos cavalos da raça Campeiro é feito em quatro tempos, o que proporciona maior conforto ao cavaleiro. Outro ponto marcante é que esses animais marcham em quase todas as modalidades, exceto na andadura e no trote.
Cavalo Crioulo
Uma das raças de cavalo brasileiras mais queridas pelos criadores.
Moldados naturalmente, os cavalos crioulos vieram para o Brasil há mais de 450 anos, onde passaram a viver livremente, desenvolvendo-se e adaptando-se às adversidades.
Descendentes diretos das raças de cavalo Andaluz e Berbere, os animais desta raça adquiriram, através de seu livre desenvolvimento, a resistência e a rusticidade como principais características.
É fácil notar a força do cavalo crioulo visto seus músculos fortes e definidos, mesmo sendo um animal compacto. Ademais, possui uma habilidade invejável, além de ótimos e fortes tendões. Uma excelente combinação que torna o cavalo crioulo um dos melhores na lida do gado.
Você também pode se deparar com um campeão da raça crioulo em atividades de montaria e competições equestres.
Além de serem muito inteligentes, o que facilita o processo de adestramento, os cavalos da raça crioulo apresentam temperamento tranquilo e amável.
Assim como outras raças de cavalo, apresenta uma grande variedade de pelagem:
- Baia;
- Bragada;
- Colorada;
- Gateada;
- Lobuna;
- Moura;
- Oveira;
- Pangaré;
- Picaça;
- Preta;
- Rosilha;
- Tobiana;
- Tordilha;
- Tostada;
- Zaina.
Cavalo Campolina
Genuinamente Brasileiro, o cavalo Campolina foi criado a partir de uma mistura de diversas raças de cavalos, especialmente, a de Mangalarga Marchador e PSI.
As principais características dos cavalos desta raça são: temperamento dócil; facilidade no manejo; bastante ativo e beleza incontestável.
As características físicas destes animais são impressionantemente belas:
- Imponentes;
- Grande porte;
- Cabeça seca;
- Orelhas médias para longas;
- Olhar vivo;
- Pescoço musculoso, que tende para o comprido;
- Crinas sedosas e fartas;
- Garupa ampla e longa;
- Cauda de baixa inserção;
- Anca levemente arredondada;
- Vê-se com mais frequência cavalos da raça Campolina nas cores banha ou castanha.
Os cavalos Campolina são indicados para a lida de gado, passeio, tração e enduro. Seus movimentos são harmoniosos, permitindo uma montaria leve e confortável.
Cavalo Árabe
O cavalo Árabe é considerado a raça equina mais antiga do mundo. A agilidade e a resistência são as principais características da sua raça.
De beleza incomparável, o cavalo Árabe é comumente encontrado nas pelagens cinza, roan, castanha, baía, alazã e tordilha.
Seu trote e galope são rasteiros, porém, trata-se de uma raça de cavalo de temperamento mais forte que, dependendo da ocasião, tornam-se mais agitados e nervosos.
Inteligentes e sensíveis, os animais desta se relacionam muito bem com os humanos e, por isso, aprendem muito rápido.
As principais atividades que desempenham são:
- Hipismo clássico e rural;
- Laço;
- Corrida;
- Vaquejada;
- Rédeas;
- Concursos de equitação;
- Provas de halter;
- Trabalho com gado.
Outro ponto marcante no cavalo árabe é que ele apresenta uma boa recuperação mesmo após um dia mais exaustivo e puxado, seja em treinamento ou no trabalho.