Cavalo Crioulo – Guia Completo

O cavalo crioulo ‘nasceu’ através de adversidades extremas, por isso os cavalos desta raça são considerados sinônimos de rusticidade e resistência.

Belos, inteligentes, imponentes e de ótima agilidade física os cavalos crioulos possuem muitas outras características marcantes.

Além de se tratar de um belo animal, o cavalo crioulo se destaca absurdamente para a lida com gado e por ser de fácil adestramento. Também é uma raça que se destaca em competições e provas de percurso.

Hoje em dia, o cavalo crioulo é um dos preferidos por criadores de equinos pela facilidade que estes animais têm em se adaptar a diferentes climas e locais.

Preparamos um Guia Completo sobre as particularidades da raça para que você possa saber tudo que precisa sobre o cavalo crioulo. Nele você vai encontrar informações como:

Origem da Raça Crioulo

A história aponta que o cavalo crioulo é descendente direto das raças espanholas Andaluz e Berbere que, desembarcaram na América do Sul há mais de 450 anos.

Estes cavalos, com origem na península ibérica, foram trazidos ao longo do século XVI por colonizadores portugueses e espanhóis.

É mais comum encontrar cavalos crioulos no sul da América porque foi exatamente nesta região que os colonizadores se estabeleceram, mais precisamente na Argentina, no Uruguai, no Paraguai, no Chile, no Peru e no sul do Brasil.

A crioulo é considerada a primeira raça de cavalo sul-americana, formada nos campos úmidos da Bacia dos Pratas.

Depois de desembarcarem por aqui, a grande maioria desses cavalos passou a viver livremente entre as grandes planícies e topografia diversificada dos pampas, das várzeas e das serras, até as encostas dos Andes.

Livres durante aproximadamente quatro séculos, os cavalos ibéricos formaram manadas selvagens que passaram a enfrentar muitas adversidades, entre elas, as condições adversas de alimentação e temperaturas extremas.

Ou seja, os cavalos foram obrigados a se adaptar à fartura alimentar na primavera e uma escassez quase absoluta no verão e nos invernos mais rigorosos; adaptar-se tanto ao calor desgastante quanto ao frio intenso. Severas transformações climáticas que alternavam entre enchentes, secas e até mesmo geadas.

E foram justamente estas adversidades que ajudaram a formar e moldar as principais características do cavalo crioulo: a sua rusticidade e uma grande resistência.

Moldado pela natureza

Não é nenhum absurdo afirmar que o cavalo crioulo foi moldado pela natureza, através de uma seleção natural. Tanto que apresenta características distintas e praticamente exclusivas dentre os equinos.

E isso não passou despercebido…

Depois de um certo tempo, mais precisamente em meados o século XIX, alguns fazendeiros da região sul da América começaram a perceber o ‘ouro’ que vagava pelas suas terras.

A percepção era de que a nova raça que ali tinha se desenhado e desenvolvido – a Raça Crioulo -, poderia ser de grande importância nas lidas da fazenda, em especial por se tratar de um cavalo com belo porte e atributos, com características próprias e bem marcantes.

Desde então a raça de cavalo crioulo passou a ser preservada, tanto que já no século XX ganhou notoriedade mundial, tendo suas virtudes comprovadas e seu valor extremamente exaltado.

Considerado um animal de músculos de ferro, tendões de aço e com grande habilidade, o cavalo crioulo se tornou praticamente indispensável nas fazendas e estâncias, principalmente no trato com o gado.

Com o passar do tempo, o cavalo crioulo migrou para os rodeios de gado alongado, nas mangueiras, nos apartes e nos bretes, onde conseguiu se desenvolver e se aprimorar ainda mais, em especial na velocidade de arrancada, a volta das patas, e as esbarradas.

Além disso, o cavalo crioulo é quase imbatível nas distâncias curtas. Mas isso não quer dizer que seja um animal ruim para distâncias mais longas, muito pelo contrário, também se apresenta como sendo uma excelente escolha já que também possui um galope extraordinário nos percursos mais extensos.

O Porte do Cavalo Crioulo

Apesar de dispor de muita força, com uma musculatura consistente e uma ossatura compacta, o cavalo crioulo é considerado de baixo porte.

E, mesmo sendo considerado de baixo porte, os cavalos da raça crioulo são tidos como ideais para a lida nos campos, em especial com o gado, mesmo porque, trata-se de um animal muito inteligente, ágil, ativo, corajoso, longevo e extremamente versátil.

Além disso, é perceptivo no cavalo crioulo músculos bem torneados, uma silhueta bem harmônica e um equilíbrio perfeito.

Peso, Tamanho e Expectativa de Vida do Cavalo Crioulo

O cavalo crioulo pesa, em média, entre 400 e 450 kg.

A maioria dos cavalos crioulos tem estatura média em torno de 1,45m, sendo:

  • Entre 1,38m e 1,48m para as fêmeas;
  • Entre 1,40m e 1,50m para os machos.

A expectativa de vida de um cavalo varia normalmente entre 20 e 30 anos, mas isso depende se o animal é criado em cativeiro ou em liberdade. Algumas raças, desde que criadas em cativeiro, conseguem atingir até 40 anos de idade.

O cavalo crioulo, considerado um cavalo leve ou de sela, tem expectativa de vida em torno de 23 anos.

Outra característica do cavalo crioulo que chama a atenção é em relação ao seu perímetro torácico.

A média do tórax de um cavalo crioulo pode variar de 1,70m a 1,86m, sendo 1,75m a média de seu perímetro torácico.

Essa medida, segundo especialistas, é muito boa, até mesmo para um cavalo de guerra, já que pode carregar um peso aproximado de 127 kg.

Criação do Cavalo Crioulo

Hoje, tendo em vista a expansão praticamente simultânea, os cinco principais países criadores de cavalos da raça crioulo são:

  • O Brasil – em especial no Rio Grande do Sul;
  • A Argentina;
  • O Uruguai;
  • O Paraguai;
  • O Chile.

Dentre estes cinco polos de criadores de cavalos crioulos, o Rio Grande do Sul é o que tem a melhor seleção de todos eles.

Outro ponto importante a se destacar quanto à criação de cavalos crioulos é em relação a sua liberdade.

Especialistas apontam que a melhor forma de criar um bom cavalo crioulo é deixando-o livre nos seus primeiros meses de vida, porque, entende-se que este é um dos principais motivos para que se torne mais resistente e consiga se adaptar melhor.

Recomenda-se, inclusive, que até chegarem à vida adulta, os cavalos crioulos sejam criados livres em pastos amplos.

Já em relação ao adestramento desses equinos, o criador não tem dificuldade, isso porque esta raça é muito inteligente e intuitiva, o que facilita o trabalho do adestrador.

Os Tipos de Andamento do Cavalo Crioulo

Totalmente adaptado ao trabalho no campo e a longos percursos, aliados à sua inteligência e resistência ímpar, o cavalo crioulo apresenta um galope especial e curto, contudo, continuado, o que lhe permite ‘andar’ muito durante o dia.

Porém, o andamento natural de um cavalo crioulo é a marcha trotada. Uma mescla do trote e do passo, em um caminhar baixo, de acordo com os terrenos planos do sul.

Alimentação do Cavalo Crioulo

Para uma nutrição equilibrada, o cavalo crioulo precisa de uma combinação perfeita de pasto, ração e suplemento, que busca manter ao máximo da capacidade que este animal oferece.

No entanto, durante a criação, deve-se priorizar o pasto frente às comidas industrializadas. E, em virtude do clima da região sul, seus pastos se apresentam de melhor qualidade do que qualquer outra região.

Contudo, pode-se perfeitamente complementar a alimentação do cavalo crioulo em situações onde o pasto não se apresenta tão fértil. Geralmente, feno de alfafa, grãos de aveia e sal mineral são usados como complemento.

Cuidados para a Saúde do Cavalo Crioulo

Por ser um animal do campo, e em função da sua rusticidade, que é reconhecidamente maior do que as outras raças de equinos, o cavalo crioulo dificilmente fica doente ou contrai algum tipo de enfermidade mais séria.

Mas isso não significa que o cavalo crioulo não necessite de cuidados para a manutenção da saúde. Os aprumos, em especial nos cavalos de competições, merecem uma atenção especial.

Cuidados com os cascos e ferrageamento são muito importantes, por isso devem ser feitos por profissionais especializados.

Outro ponto para se observar com atenção é em relação aos parasitas, tanto os internos quanto os externos, que causam as doenças mais comuns nos cavalos crioulos.

Outros cuidados:

  • A raspagem após o banho ajuda a manter o pelo mais brilhante.
  • Como ação preventiva, limpe os cascos diariamente.
  • Não corte totalmente a crina na região da cabeça, pois ela serve como proteção contra o sol.
  • Não dê banho frio no cavalo após um longo dia de trabalho ou exercícios, pois o choque térmico pode causar problemas musculares.
  • Evite colocar o cavalo molhado na baia, porque isso pode acarretar, por exemplo, dermatites ou podridão dos cascos.
  • Atenção quanto às vacinas e a vermifugação.

Leilão e onde comprar cavalo crioulo

Existem algumas ferramentas na internet onde você pode comprar cavalos da raça crioulo. Também é possível encontrar alguns leilões.

Como exemplo, podemos citar:

  • Meu Haras – um site que conta com uma opção para você escolher o cavalo pela raça.
  • Mercado de Cavalos – outro site no qual você pode filtrar sua pesquisa pela raça do animal, além de poder personalizar a visualização por pelagem, idade, preço, etc.

Enfim, existem várias outras opções para você encontrar cavalos crioulos na internet, até mesmo em sites de compra e venda, como por exemplo, OLX e Mercado Livre.

E não podemos deixar de citar a Expointer, a maior feira do gênero da América Latina, que conta com vendas e leilões de todo tipo de animal, com resultados excepcionais para cavalos crioulos.

A cabanha quibaana possui cavalos crioulos de belo porte e excelente resistência. Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos animais e tirar todas as dúvidas para a compra. Você também pode conferir nossa página de leilões.

Deixar uma resposta