Labrador: Destaques e Curiosidades da Raça

O labrador retriever, ou simplesmente labrador é um dos cachorros mais amáveis e leais, sendo muito conhecido mundialmente por ser um brincalhão, e ao mesmo tempo servir como um excelente cão-guia.

Como é uma das raças de cachorros grandes mais buscadas, resolvemos falar um pouco mais sobre essa raça canina tão afetuosa.

A história do labrador

A origem dos Labradores Retrievers se deu na ilha de Terra Nova, na costa leste do Canadá. O primeiro nome da raça foi “St. John’s Dogs” e sua principal função na época, além claro, de companhia, era de ajudar os pescadores locais a recuperar os peixes que fugissem das redes e linhas de pesca.

Muitos acreditam que o Labrador Retriever nasceu do cruzamento de cães da raça Terra Nova com outros cães menores da região. Mas isso é apenas uma ‘lenda’, pois não existem quaisquer fatos que provem isso.

Por volta do ano de 1830, alguns turistas ingleses se encantaram com o porte, disposição e habilidade dos Labradores e levaram alguns exemplares da raça para sua terra natal, onde desenvolveram ainda mais suas habilidades como caçadores.

A raça que até o momento era conhecida como ”St. John’s Dogs”, chamou a atenção do Conde de Malmesbury que adquiriu alguns destes cachorros para viverem em suas propriedades. E foi então que seu filho “renomeou” esses cães com o nome Labrador Retriever, nome oficial até os dias de hoje.

Os Labradores, que hoje são os cães de raça mais populares em todo o mundo, foram considerados como uma raça oficial apenas no ano de 1903 pelo England Kennel Club.

Em 1917 o American Kennel Club, seguindo os passos dos britânicos, oficializaram os famosos “Labs” como uma raça oficial, onde alguns anos depois foi estabelecido o padrão da raça.

Os labradores se popularizaram depois da Segunda Guerra Mundial, e no início da Década de 90 já eram considerados a raça mais popular nos Estados Unidos. E hoje, é a raça mais popular não só nos EUA, mas também em vários outros países.

Aqui no Brasil, por exemplo, é considerada a 5ª raça mais popular, ficando atrás apenas dos SRD’s (os famosos vira-latas), Yorkshire, Poodle e Maltês.

Características do labrador

O Perfil de Comportamento

O Labrador Retriever é um perdigueiro por instinto e se atira sem hesitação na água. Também sabe buscar calmamente e rastrear uma caça com tenacidade.

É inteligente e dócil, dotado de um excelente faro podendo ser usado por policiais como cachorro de busca e também como detector de drogas ou explosivos.

Doce, simpático, agradável e equilibrado, o Labrador é considerado o cachorro ideal para acompanhar cegos, ou seja, para serem utilizados como cão-guias.

Fiel e corajoso, o Labrador é amigo das crianças e um companheiro extremamente agradável. Geralmente late pouco e nunca se mostra agressivo.

Sobre o Adestramento

Esse cão precisa de um bom e firme adestramento desde cedo, mas não coercitivo. Para se manter equilibrado, ele precisa fazer muito exercício todos os dias.

O Labrador Retriver é muito ativo, exceto quando está dormindo. Foi provavelmente um Labrador que inspirou o provérbio “Um cão cansado é um bom cão.”

A melhor parte sobre se ter um Labrador é que existem muitas maneiras divertidas que você pode fazer atividades físicas e a estimulação mental dele.

Leve-o para nadar, ensine-o a correr ao lado de sua bicicleta, jogue uma bolinha para ele ir buscar e trazer de volta, enfim, use a criatividade.

Depois de ficar fisicamente maduro, que ocorre entre 18 a 24 meses de idade, faça caminhadas ou se envolva em esportes para cães como agility, obedience, rally, tracking, flyball, freestyle.

No entanto, é sempre uma boa ideia verificar com o veterinário antes de iniciar um novo programa de exercícios com seu cão.

Labradores adoram água e por isso qualquer poça de água, dos mais variados tamanhos vai atraí-lo. A pelagem curta do Labrador o protege, mas também verte água e sujeira facilmente.

Labradores gostam tanto de comer quanto gostam de água e por isso, eles vão tentar comer qualquer coisa que pareça ser mastigável. Então cuidado com o que deixa disponível para que ele “prove”.

A versatilidade do Labrador

Um Labrador Retriever tem o tipo de versatilidade que é raramente encontrado em outros cachorros. Ele pode ser desde um companheiro leal, um cão de competições, cão de caça, atleta, cão-guia, cão de serviço, cão farejador, cão de busca e salvamento ou um cão de terapia.

Ele gosta das mais diversas atividades como canoagem, natação, caminhadas entre muitas mais. Estando em atividade ao ar livre e com a família, o Labrador estará pronto e disposto a participar de qualquer atividade que lhe proponham.

Todas estas características fazem o Labrador uma raça bem adequada para uma ampla variedade de famílias ativas. Sendo o animal de estimação perfeito para casas com crianças mais velhas, mesmo podendo ser um pouco indisciplinado, principalmente quando ainda é filhote.

Solteiros e casais que amam atividades ao ar livre também combinam muito bem com esta raça, e seu tamanho e até mesmo temperamento fazem do Labrador um grande companheiro para idosos ativos que gostam de caminhar e gostariam de ter um cão que pareça intimidador, mesmo ele sendo mais amoroso do que um lutador.

Características físicas do labrador

Após apresentar toda a personalidade do labrador, agora é hora de conhecermos um pouco mais sobre sua aparência.

As cores da raça labrador são três, sendo preta a sua pelagem original, além do marrom e da branca.

O tamanho do labrador pode variar na idade adulta entre 55 e 60 cm de altura para as fêmeas, e entre 57 e 62 cm para os machos, sendo considerado um cachorro de porte médio.

Os labradores costumam crescer até os doze meses de idade, e seu peso pode variar entre 25 e 32 kg para as fêmeas, e 29 e 36 kg para os machos.

Labrador serve como cão-guia

Como já citado, o labrador pode servir como cão-guia para deficientes visuais. Esta raça canina se desloca com uma certa autonomia e também alerta para os perigos.

Como cão-guia o labrador retriever pode reconhecer e evitar todos os tipos de obstáculos, além de avisar seu tutor sobre a iminência de uma pedra, escada ou desnível.

Energia do labrador

Assim como o Dogo Argentino, ele é um cão muito enérgico, mas se você der para ele uma forma de gastar sua energia, o Labrador será o melhor companheiro.

Caso contrário, você gastará muito do seu tempo e energia reparando buracos na parede, tampando buracos em seu quintal, substituindo móveis mastigados, procurando os chinelos, ou com coisas piores.

Mas não porque seu Labrador é um cão ruim, ao contrário. Essa deve ser possivelmente a melhor forma que ele encontrou para gastar sua energia e se divertir, além de chamar a atenção dos donos.

Para a sua saúde e a dele, dê a devida atenção que ele merece, passeie e brinque, isso é muito importante para o labrador e evita que ele destrua ou faça bagunça para gastar energia.

Labrador como cão de guarda

Apesar de possuir um bom tamanho, o labrador não é indicado para a função de cão de guarda, pois ele é muito dócil e brincalhão, podendo ocorrer o oposto do esperado e ele acabar convidando o invasor com sua personalidade mansa, ao invés de afastá-lo.

Rações para o labrador

A alimentação do labrador, a partir dos 6 meses, deverá ser de 500 gramas diárias, dividida em duas refeições.

Já na sua fase adulta, vai depender do seu tamanho, peso, estilo de vida e suas necessidades. Mesmo assim, será aproximadamente entre 500 e 600 gramas por dia, mantendo a divisão em duas refeições, uma na parte da manhã e a outra na parte do final da tarde.

Vale ressaltar, porém, que existem rações específicas não só para filhotes, sendo menores e mais macias facilitando a alimentação do pequeno labrador, mas como também para a raça quando adulta.

Curiosidades sobre o labrador

Os labradores são conhecidos por terem uma “cauda de lontra”, já que ela ajuda essa raça a se impulsionar na água, tornando o labrador um excelente nadador. Além disso, a raça tem uma pelagem resistente à água.

O labrador retriever, depois de conquistar os lordes ingleses, chamou a atenção do ex-presidente dos Estados unidos Bill Clinton. Em 1997, um filhote de labrador da cor chocolate, chamado de Buddy foi o primeiro da raça a morar na Casa Branca.

A popularidade da raça aumento muito depois do enorme sucesso do filme Marley e Eu que foi estrelado por um labrador retriever. O longa conta a história de uma família que adota um labrador indisciplinado, mas muito amável e divertido, fazendo jus ao comportamento da raça e às aventuras que proporciona.

Quanto custa em média um labrador?

O preço médio de um labrador é muito variado, podendo oscilar entre R$ 1.400,00 e R$ 5,500,00.

Essa variação se deve a fatores como as diferentes linhagens do animal, a idade, (sendo os filhotes mais caros) ou o gênero, por exemplo, sendo a fêmea geralmente mais cara que o macho.

No geral o que determinará o quão alto será o preço do labrador, é a presença ou não de pedigree, documento que garante a pureza da raça, e o gênero do cão.

Ficou interessado?

Confira também o guia completo do Dogo Argentino.

Deixar uma resposta